Como era o mundo no ano em que Zé Roberto estreou no futebol | palmeiras

Eu, por exemplo, não estava nem vivo.

Não é possível falar de 1994 e não lembrar de Galvão Bueno gritando “É tetra! É tetra! É tetra!”, ao lado de Pelé, na conquista da Copa do Mundo. Taffarel; Jorginho, Aldair, Márcio Santos e Branco; Mauro Silva, Dunga, Mazinho e Zinho; Romário e Bebeto formaram o time titular na finalíssima contra a Itália, que foi decidida nos pênaltis.

Messi? Cristiano Ronaldo?

Nada disso! A hegemonia dos dois craques ainda não estava nem perto de começar. Quem ganhou o título de melhor jogador do mundo foi Romário. Jogando pelo Barcelona, ganhou o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha. Além, claro, do tetra com a seleção brasileira.

Romário foi eleito o melhor jogador do mundo em 1994 (Foto: Getty Images)Romário foi eleito o melhor jogador do mundo em 1994 (Foto: Getty Images)

Romário foi eleito o melhor jogador do mundo em 1994 (Foto: Getty Images)

No ano da estreia de Zé Roberto na Portuguesa, seu futuro clube conquistava o bicampeonato brasileiro. Sérgio, Velloso, Mazinho, Antonio Carlos, Cléber, Tonhão, Roberto Carlos, César Sampaio, Daniel Frasson, Flávio Conceição, Edílson, Rivaldo, Zinho, Edmundo e Evair eram algucomandados por Vanderlei Luxemburgo. Saudade, palmeirense?

Palmeiras era bicampeão do Campeonato Brasileiro em 1994 (Foto: Edu Garcia/Estadão Conteúdo)Palmeiras era bicampeão do Campeonato Brasileiro em 1994 (Foto: Edu Garcia/Estadão Conteúdo)

Palmeiras era bicampeão do Campeonato Brasileiro em 1994 (Foto: Edu Garcia/Estadão Conteúdo)

Era o presidente do Palmeiras naquele ano. Pivô de polêmicas no século 21, Mustafá Contursi comandava o clube em uma das épocas mais vitoriosas da história.

Mustafá era presidente do Palmeiras em 1994 (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)Mustafá era presidente do Palmeiras em 1994 (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)

Mustafá era presidente do Palmeiras em 1994 (Foto: Danilo Sardinha/GloboEsporte.com)

Em 1994, o Brasil perdia uma de suas maiores figuras do esporte. No dia 1º de maio daquele ano, Ayrton Senna morria ao colidir com um muro de concreto no Grande Prêmio de San Marino, na Itália.

Foi naquele mesmo ano que o Brasil perdeu um dos maiores representantes de sua música. No dia 8 de dezembro, em Nova York, morria Tom Jobim, o maior nome da MPB.

Lenda do automobilismo, Ayrton Senna morreu em 1994 (Foto: Divulgação)Lenda do automobilismo, Ayrton Senna morreu em 1994 (Foto: Divulgação)

Lenda do automobilismo, Ayrton Senna morreu em 1994 (Foto: Divulgação)

Você que viveu 1994 intesamente vai com certeza conhecer a música mais tocada daquele ano. Eu, por exemplo, nem sabia que ela existia. A canção mais tocada era “Breathe Again”, de Toni Braxton (aqui tem uma lista)… Aperte o play!

“A Lista de Schindler”! Dirigido por Steven Spielberg, o filme conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que salvou milhares de judeus durante o Holocausto, dando empregos em sua fábrica.

Em 1994, onde estava o atual presidente dos Estados Unidos? Donald Trump ainda estava no ramo de construções, levantando seus enormes edifícios ao redor daquele país. Mas ele já se envolvia em polêmicas. Em entrevista ao programa “Primetime Live”, da ABC News, o agora presidente dizia que “colocar uma esposa para trabalhar é uma coisa muito perigosa”.

E quem era o presidente norte-americano? Naquela época, quem comandava a maior potência mundial era Bill Clinton.

Donald Trump agora é presidente dos Estados Unidos (Foto: AP Photo/Mark Lennihan)Donald Trump agora é presidente dos Estados Unidos (Foto: AP Photo/Mark Lennihan)

Donald Trump agora é presidente dos Estados Unidos (Foto: AP Photo/Mark Lennihan)

Que ano agitado! Em 1994, o presidente da República Itamar Franco e o ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso instituíram a URV (Unidade Real de Valor). Foi a origem da nossa moeda como conhecemos hoje. A intenção era conter uma megainflação que durava mais de três décadas.

Não tinha isso de LOL, Counter Strike, Fifa18… Os jogos da época eram Donkey Kong, Mega Man, Sonic, todos lançamentos! O GameBoy era febre entre jovens e adultos!

Donkey Kong  foi um dos jogos mais jogados em 94 (Foto: Reprodução)Donkey Kong  foi um dos jogos mais jogados em 94 (Foto: Reprodução)

Donkey Kong foi um dos jogos mais jogados em 94 (Foto: Reprodução)

Sim, a internet já existia. Antes apenas para o uso de militares e pesquisadores de universidades, em 1994 ela passou a ser comercializada para o público em geral. Foi naquele ano que a Embratel lançou o Serviço Internet Comercial. A conexão internacional era de 256 Kbps. Não dava para fazer muita coisa…

*Henrique Toth tem 20 anos (nasceu em 1997), é estagiário do GloboEsporte.com e fã de Zé Roberto, que anunciou nesta semana sua aposentadoria do futebol, aos 43 anos, após três temporadas no Palmeiras

Todos os Direitos Reservados a(o) criador(a) deste conteúdo. Acesse o link original.